Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Praia, Piscina e Dor de Ouvido não Precisam Estar Relacionados

Novidades NOSP - Acompanhe

Piscina e Dor de Ouvido

É comum muitas pessoas dizerem sobre um incômodo no ouvido quando ficam muito tempo em contato com a água. Principalmente quando estão no mar ou tomando banho de mangueira. Neste artigo, vamos explicar como praia, piscina e dor de ouvido não precisam estar relacionados, tomando alguns cuidados.

Praia, Piscina e Dor de Ouvido

Mas por que será que esta dor de ouvido acontece? Há uma explicação simples e que faz todo sentido:

O ouvido é uma parte do corpo extremamente sensível; nada pode entrar em contato direto com ele. Assim, quando cai água em grande proporção dentro desta estrutura é retirada sua proteção natural, que é o cerume ou cerúmen, conhecido popularmente como cera de ouvido.

A Cera de Ouvido

Esta cera de ouvido nada mais é do que uma secreção natural da orelha que protege a audição. Ela evita qualquer forma de doença e age como um antibiótico para a infecção do ouvido, chamada Otite Externa.

Otite Externa

Esta é uma infecção no canal auditivo causada por bactérias e fungos que podem surgir e começar a se multiplicar quando toda a cera de proteção é retirada do ouvido.

Como Evitar a Otite Externa?

Veja a seguir algumas orientações que você pode seguir, no sentido de prevenir este problema:

  • Antes de entrar em contato com sequências de mergulhos em piscinas pode-se colocar um algodão com um pouco de óleo próximo ao canal auditivo;
  • Em atividades esportivas e hidroginásticas, é importante o uso de aparelhos de proteção indicados pelo médico;
  • Enxugar com uma toalha macia a parte externa do ouvido após tomar banho;
  • Procurar um médico otorrinolaringologista, que é especialista em doenças de ouvido, nariz e garganta, ao menor sinal de dor ou inflamação no ouvido.

Ficar muito tempo na água também pode causar outros problemas, como dor de garganta e rouquidão. Veja neste artigo, quando se preocupar com estes sintomas.

Outras Recomendações

Evitar o uso de hastes flexíveis (cotonetes). Isto porque, dependendo da forma como for usado, ele pode empurrar a cera para dentro do ouvido e gerar acúmulo neste local. Para retirar toda essa secreção, somente com uma lavagem dentro do ouvido, que é realizada em atendimento com um especialista.

Vimos aqui, que as crises de otite externa aguda são muito comuns, quando o ouvido entra em contato com a água. Contudo, se houver um acúmulo de cera no ouvido, por exemplo, a água pode ficar retida lá dentro e causar uma infecção.

Neste período de calor, que está iniciando, precisamos ter um cuidado redobrado, com medidas de prevenção até mesmo a pequenos estímulos. Medidas simples, como consultar o médico otorrinolaringologista frequentemente, também podem evitar que problemas como estes tornem-se mais graves.

 

Dra Heloisa dos Santos Sobreira
Otorrinolaringologia
CRM: 150199

 

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dra. Heloisa dos Santos

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.