Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br
  • en

Telefone:

Eu Tenho Rinite ou Sinusite, Doutor?

Novidades NOSP - Acompanhe

rinite ou sinusite
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Uma das perguntas mais frequentes nos consultórios de otorrinolaringologistas no outono e inverno, é a diferença entre rinite ou sinusite. Como este assunto causa muita polêmica, vamos tirar a sua dúvida neste artigo. Acompanhe!

Rinite ou Sinusite

A rinite e a sinusite, na maioria das vezes, estão presentes ao mesmo tempo no paciente. Por este motivo, atualmente usamos a palavra Rinossinusite para designar estas condições.

A rinite consiste numa inflamação da mucosa nasal. Esta pode ser causada por alergia ou não, sendo que o paciente apresenta como principais sintomas: nariz entupido, coriza, coceira e espirros. Além disso, pode ocorrer dor de cabeça, especialmente na região frontal.

Já a sinusite é uma infecção desta mucosa, causada por vírus ou bactérias. Como toda infecção, a sinusite gera sintomas como febre, dor de cabeça muito intensa, secreção nasal amarelada ou esverdeada, nariz entupido , halitose, tosse e dor de garganta.

Sintomas da Rinite e Sinusite

Como vimos, alguns sintomas da rinite e da sinusite são parecidos. Isso acontece, pois a pessoa que tem sinusite quase sempre também possui rinite. É difícil ocorrer de estas duas condições não estarem ligadas. E quase sempre uma pode ser consequência da outra.

Sempre que uma pessoa apresenta esses sintomas que indicamos acima, deve procurar o médico otorrino.  É apenas este especialista que está apto a diagnosticar qual o real problema e suas causas, para indicar a melhor forma de tratamento.

Diagnóstico da Rinite ou Sinusite

O diagnóstico destas doenças é sempre clínico. Isto quer dizer que, durante a consulta, o otorrino realiza um exame médico detalhado do paciente. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames endoscópicos, laboratoriais ou de imagem para confirmar a patologia.

Prevenção da Rinite ou Sinusite

Veja a seguir algumas dicas que você pode colocar em prática, para evitar a rinite e sinusite:

  • Ingerir em média 3 litros de água diariamente;
  • Realizar lavagem nasal, com soro fisiológico a 0,9%, ao menos 3 vezes por dia;
  • Manter a casa sempre limpa e bem arejada;
  • Utilizar edredons ao invés de cobertores para dormir;
  • Evitar tapetes, carpetes, cortinas e pelúcias, principalmente dentro do quarto;
  • Trocar roupas de cama frequentemente, pelo menos uma vez por semana.

Tratamento da Rinite ou Sinusite

Quando falamos em tratamento, é importante esclarecer que podemos considerar o termo “cura” na maior parte dos casos de rinite. Para esta condição, precisamos pensar em controle, embora ela possa melhorar com o tempo.

Em relação à sinusite, existe sim a possibilidade de cura, na grande maioria dos casos. Mesmo a sinusite crônica, com os cuidados adequados e o tratamento correto, não é necessário nenhum tipo de intervenção cirúrgica para solucionar este quadro.

Evite a Automedicação!

Não utilize nenhum medicamento, antes consultar o especialista! É comum que os pacientes comprem os fármacos vasoconstritores nasais, por conta própria, para tratar a rinite. Não faça isso! Estes medicamentos podem causar dependência, piorar ainda mais a obstrução nasal, reduzir a capacidade de olfato e até mesmo levar ao desenvolvimento de problemas cardiológicos.

Procure o seu médico otorrinolaringologista de confiança, pois ele é o profissional mais indicado para tirar as suas dúvidas e prescrever o tratamento adequado para o seu caso!   

Dra. Heloisa dos Santos S. Nunes

CRM 150199

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dra. Heloisa dos Santos

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.
Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.