Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Cirurgia Reconstrutiva – Estenose Laringotraqueal na Criança

Novidades NOSP - Acompanhe

Estenose Laringotraqueal na Criança
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

O Dr Philippe Monnier já há mais de 5 anos participa de cursos com a equipe de Otorrinolaringologia do Hospital São Camilo Pompeia. Este ano, será realizada no dia 30 de setembro uma aula aberta com o tema: “Estenose Laringotraqueal na Criança: conceitos atuais e desafios”. A seguir, haverá discussão de casos a serem operados.

Cirurgia Reconstrutiva – Estenose Laringotraqueal na Criança

Uma das principais causas da estenose de laringe em crianças com traqueostomia é a utilização de intubação orotraqueal nas unidades de terapia intensiva neonatais e pediátricas, durante longos períodos. Grande parte dos casos de cirurgias reconstrutivas da laringe e da traqueia, operados na técnica tradicional apresentam alguma falha.

A técnica cirúrgica desenvolvida pelo Dr. Philippe Monnier atende esses casos complexos, fornecendo novamente a qualidade de vida às crianças que teriam que conviver com a traqueostomia para o resto da vida.

Para o Dr. José Antonio Pinto, a oportunidade de operar em conjunto com o Dr. Monnier, que é uma referência na Europa e no mundo, está sendo de grande aprendizado para todos os profissionais, pois o médico suíço desenvolveu uma técnica cirúrgica própria, já que poucos médicos realizam esse tipo de cirurgia em crianças, por interferir em áreas delicadas e vitais do organismo.

A Estenose Laringotraqueal na Criança

A estenose de laringe é caracterizada por um estreitamento desta estrutura. Isso acontece em função de uma cicatriz, que pode ser parcial ou completa, congênita ou adquirida. Entre as causas adquiridas, temos os traumas internos e os traumas externos. Estes podem ser cervicais, devido a acidentes automobilísticos, por colisão com fios de pipa, agressões com objetos corto-contusos ou penetrantes e lesões por sufocação ou enforcamento.

Nos casos de estenoses causadas por trauma endolaríngeo, temos aquelas associadas com intubação prolongada. Lesões decorrentes do uso das sondas nasogástricas e queimaduras físicas ou químicas também são causas. Infecções, como tuberculose, sífilis, hanseníase, micoses profundas e difteria são raras. No entanto, doenças inflamatórias crônicas, por exemplo lúpus eritematoso sistêmico, policondrite recidivante, amiloidose e epidermólise bolhosa podem levar ao desenvolvimento de estenoses laríngeas.

Estenose Laringotraqueal na Criança – Aula Aberta com Dr Philippe Monnier

O médico suíço Dr. Philippe Monnier é maior cirurgião de vias aéreas pediátricas do mundo.

Professor Emérito de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Centro Universitário Vaudois (CHUV) de Lausanne, Suíça, o Dr. Philippe Monnier é considerado a maior autoridade mundial nas cirurgias de vias aéreas em crianças. O Professor Monnier é Presidente e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Vaudois. A cada ano, ele ministra diversas palestras para o público em todo o mundo sobre o manejo da estenose subglótica em lactentes e crianças.

Nas últimas três décadas, ele trabalhou com determinação no estabelecimento da equipe de vias aéreas de Lausanne. E também na criação de uma geração de cirurgiões e funcionários dedicados e qualificados. Que podem realizar um grande número de reconstruções pediátricas e aéreas abertas e endoscópicas de adultos.

A aula aberta terá o tema: “Estenose Laringotraqueal na Criança: conceitos atuais e desafios”. Será realizada no dia 30 de setembro, às 19h, no anfiteatro do Hospital São Camilo Pompeia. (rua Tavares Bastos, 541 – Pompeia, São Paulo). A seguir, haverá discussão de casos a serem operados. Para confirmar sua presença, envie um email para [email protected]

 

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dra. Heloisa dos Santos

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.