Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática no Tratamento dos Distúrbios do Sono

Um fato desconhecido por grande parte da sociedade é a eficácia da cirurgia ortognática no tratamento dos distúrbios do sono, como o ronco e a apneia do sono: pacientes que sofrem desses problemas podem também se beneficiar com a cirurgia.

Continue a leitura e saiba mais sobre a indicação e a realização deste procedimento.

A Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática trata-se de um procedimento que corrige e reposiciona os ossos da mandíbula e, consequentemente, corrige o posicionamento dentário de pessoas que apresentam assimetria óssea na região. É segura, assertiva, apresenta alto índice de satisfação e traz resultados positivos para o paciente, elevando sua qualidade de vida e sua autoestima, pois melhora a harmonia da face, além das questões de saúde.

O termo ortognático deriva das palavras gregas “orto” (reto) e “gnathos” (mandíbulas). Abrange uma vasta gama de osteotomias maxilares e mandibulares empregadas para a correção e alinhamento de deformidades do esqueleto facial, a fim de obter forma, função e estética adequadas. Este é um serviço que é fornecido normalmente em conjunto com a terapia ortodôntica e visa corrigir grandes más oclusões dento-faciais.

Os Distúrbios Respiratórios do Sono

Existe uma série de distúrbios do sono que afetam diretamente a qualidade de vida do paciente, acarretando, muitas vezes, em sérios prejuízos à sua saúde: o ronco, a Síndrome da Apneia Obstrutiva, a Hipopneia Obstrutiva e a síndrome da resistência da via aérea superior são alguns desses distúrbios.

Muitas pessoas desenvolvem distúrbios do sono respiratórios devido a problemas no desenvolvimento dos ossos maxilares: disfunções nessa região podem afetar diretamente a qualidade do sono.

O paciente que apresenta retrognatismo (maxilar deslocado para trás) possui um estreitamento das vias aéreas inferiores e, quando está deitado, a passagem de ar nessa região diminui. Essas pessoas tendem a desenvolver distúrbios respiratórios durante o sono, principalmente a Síndrome da Apneia Obstrutiva.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva é o distúrbio respiratório do sono mais comum. Caracteriza-se pelo ronco, impedimento completo ou parcial da circulação do ar nas vias aéreas durante o sono e, em alguns casos, sensação de sufocamento e micro paradas respiratórias.

Além da sensação de sonolência durante o dia do portador do distúrbio, por conta de não conseguir ter uma noite de sono plena, as consequências podem ser bem mais graves, tais como desordens cardiovasculares e até mesmo morte súbita.

O diagnóstico da condição é feito baseado no exame de polissonografia e através de investigações clínicas. A apneia do sono pode ser classificada em leve, moderada e grave, e seu tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso.

A Cirurgia Ortognática no Tratamento dos Distúrbios do Sono

A cirurgia ortognática realiza diversas funções quando executada, como correções na mordida, na alteração do esqueleto facial e na respiração.

O procedimento cirúrgico é realizado sempre em ambientes hospitalares, sob anestesia geral; o paciente permanece internado durante um dia, mas a duração da cirurgia é de aproximadamente quatro horas.

O profissional responsável pela execução da cirurgia ortognática para tratamento de distúrbios respiratórios de sono é o cirurgião buco-maxilo-facial.

Quando há obstrução na região respiratória por conta de complicações no crescimento dos ossos maxilares, a cirurgia ortognática deve ser a primeira opção no tratamento, e não reservada estritamente para casos severos.

Benefícios da Cirurgia Ortognática no Tratamento dos Distúrbios do Sono

Além de realizar ajustes estéticos na face do paciente, a cirurgia ortognática é considerada o tratamento cirúrgico mais eficaz para distúrbios respiratórios do sono. Como em qualquer ato cirúrgico, há possibilidade de complicações, mas o índice é muito baixo; na maior parte dos casos os resultados são assertivos.

Atualmente, não há necessidade da realização de cortes externos no rosto durante a cirurgia ortognática: o acesso é intraoral, possibilitando a ausência de cicatrizes.

Todos os movimentos da mandíbula do paciente são preservados, ou seja, o procedimento cirúrgico não deixa nenhuma sequela. Após a cirurgia, o paciente tem capacidade de falar e se alimentar normalmente.

Se você sofre de distúrbios respiratórios do sono, a cirurgia ortognática é capaz de te proporcionar novamente noites de sono plenas, e elevar sua qualidade de vida. Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas.

Artigo Publicado em: 14 de fevereiro de 2018 e Atualizado em 10 de abril de 2019

Anomalias Craniofaciais

Anomalias Craniofaciais – Saiba Mais

As crianças que sofrem de anomalias craniofaciais desenvolverão problemas se os pais não conseguirem buscar um tratamento adequado. Os problemas causados pelas deformidades craniofaciais podem prejudicar seu crescimento a longo prazo e até mesmo a educação. As crianças com essas condições precisam de tratamento e reabilitação adequados para viver uma vida normal.

Com a leitura deste artigo, saiba mais informações sobre as causas da anormalidade e suas formas mais comuns.

As Anomalias Craniofaciais

São um grupo diverso de anormalidades no crescimento dos ossos da face e cabeça. Estão presentes desde o nascimento e variam em gravidade; algumas são de natureza leve, enquanto outras formas são severas e precisam de cirurgia e tratamento.

Anomalias Craniofaciais – Causas

Vários fatores podem causar uma anormalidade craniofacial, com alguns dos mais comuns sendo:

  • Genética – As crianças recebem uma combinação de genes de seus pais. E incompatibilidades genéticas podem causar a formação de uma deformidade craniofacial.
  • Ambiente – Combinado com a genética, fatores ambientais podem desencadear uma fissura labiopalatina e outras anormalidades. A ingestão de certas drogas pela mãe, o uso de cigarros durante a gravidez, bem como certos tipos de medicamentos para convulsões e derivados da vitamina A podem aumentar a probabilidade.
  • Deficiência de ácido fólico – As mulheres grávidas que não têm ácido fólico em sua dieta podem ter um risco maior de ter um filho com anomalias congênitas, como fissura labial e palatina. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B encontrada em vegetais de folhas verdes, cereais matinais fortificados, suco de laranja e cereais enriquecidos. É muito importante que as mulheres grávidas procurem seguir uma dieta que tenha ácido fólico suficiente para prevenir anomalias congênitas durante o parto.

Anomalias Craniofaciais – Tipos mais Comuns

Fenda labial e / ou Palatina

Uma separação no palato ou lábio ou ambos caracterizam esta anormalidade. Uma fenda labial não permite desenvolvimento e formação completos, o que pode criar uma grande abertura do lábio ao nariz. Uma fenda palatina impede que o teto da boca se feche completamente, deixando uma abertura que pode atingir a cavidade nasal. Fenda labial e / ou palatina é o tipo mais comum de anomalia craniofacial.

Craniossinostose

Esta é uma deformidade em que os pontos moles no crânio de um bebê fecham cedo demais, resultando em problemas com o desenvolvimento normal do crânio e do cérebro. O fechamento prematuro das suturas pode causar um aumento na pressão dentro da cabeça, deformando os ossos faciais.

Hemangioma

Caracterizado pela presença de um vaso sanguíneo anormalmente crescente na pele que parece uma marca vermelha fraca, presente desde o nascimento.

Estas são algumas das formas mais comuns de deformidades que as pessoas precisam conhecer. É importante saber mais sobre essas condições, as suas causas e como obter tratamento adequado ou cirurgia.

Efeitos das Anomalias Craniofaciais

As crianças que sofrem de anomalias craniofaciais desenvolverão problemas se os pais não conseguirem receber tratamento adequado. Uma fenda labial e palatina afeta o desenvolvimento da fala da criança. Essa deformidade impede que a boca se desenvolva adequadamente, impedindo que a criança fale corretamente, porque não consegue criar certos sons.

O mesmo problema também pode causar um problema de audição por causa do provável desenvolvimento de fluido atrás dos tímpanos, que pode se desenvolver posteriormente em uma infecção no ouvido. Uma criança pode precisar usar tubos para ouvir corretamente, e a falta de audição também pode causar atrasos na fala.

Buscamos aumentar a conscientização das condições craniofaciais em nossa comunidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por defeitos congênitos craniofaciais. Não deixe de procurar ajuda médica, pois as técnicas de tratamento estão cada vez mais otimizadas.

Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial – Eventos Setembro/2018

Gostaria de compartilhar com você algumas de nossas contribuições com o campo da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, neste mês de setembro.

Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial – Eventos

Exame de Suficiência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

Neste dia 20 de setembro, o Dr. Arturo Frick Carpes participou da banca examinadora do Exame de Suficiência para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 2018.

Este exame testa e qualifica profissionais de Cirurgia Plástica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, que passaram por um período de treinamento para que possam trabalhar nestas áreas de atuação, dentro do território nacional.

Este ano, foram 14 candidatos inscritos, que receberão o título pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina, estando habilitados ao exercício das técnicas inerentes à Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

Participar da banca examinadora é motivo para grande orgulho, ao qual dedicamos grande atenção, já que estamos contribuindo para manter o nível de qualidade na Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial no Brasil.

Congresso ABCCMF 2018

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018,tivemos a honra de participar de um evento único em São Paulo, no Hotel Transamérica. Foram dois Congressos Brasileiros e um Congresso Latinomaricano de Anomalias Craniofaciais, das Associações ABCCMF – Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, ABFLP – Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas e LATICFA – Latin American Craniofacial Association, respectivamente:

  • XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF)
  • X Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais (ABFLP)
  • II Congresso da Associação Latinoamericana de Cirurgia Craniofacial (LATICFA)

Grandes nomes da cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial, ortodontia, fonoaudiologia entre outras especialidades contribuíram com sua experiência! Entre eles, o Dr. Arturo Frick Carpes, que ministrou no domingo a palestra sobre Cirurgia de Base de Língua na Apneia do Sono e foi moderador de uma mesa redonda.

Programa Ti Ti Ti da Rádio Transamérica

Hoje, dia 26 de setembro, tivemos a participação do Dr. Arturo Carpes no programa Ti Ti Ti da Rádio Transamérica, das 8h às 10h da manhã!

Ao vivo em estúdio, o Dr Arturo falou sobre as deformidades das orelhas, o bullying sofrido pelas crianças que apresentam o problema e formas de tratamento precoce.

International Surgical Sleep Society

9th International Surgical Sleep Society Meeting em Munich

No período de 5 a 7 de abril de 2018 o Núcleo de Otorrinolaringologia de São Paulo teve a honra de participar do 9th International Surgical Sleep Society Meeting em Munich.

International Surgical Sleep Society

Esta foi mais uma oportunidade para criar e fortalecer laços em nível global, trocando experiências com profissionais da Cirurgia do sono em todo o mundo!

O encontro foi focado na fisiopatologia da apneia obstrutiva do sono (AOS) e suas opções de tratamento. Pudemos participar de uma série de eventos educacionais ao vivo, envolvendo líderes de opinião, resumos científicos, discussões de casos e dicas técnicas, em diferentes workshops.

International Surgical Sleep Society

A International Surgical Sleep Society consiste numa organização mundial das mais importantes, dedicada à avaliação cirúrgica e ao tratamento de pacientes com distúrbios do sono. A ISSS realiza reuniões científicas internacionais que proporcionam aos cirurgiões de todo o mundo discutir os avanços na cirurgia do sono e compartilhar seus achados de pesquisa.

Essas reuniões forneceram a base para as iniciativas de pesquisa em andamento do ISSS, que ajudarão os pacientes com ronco ou apneia obstrutiva do sono e os cirurgiões que cuidam deles.

Os congressos do ISSS reúnem muitos dos especialistas do mundo em cirurgia do sono para apresentações e intercâmbios sobre novos tratamentos e pesquisas inovadoras. Essas conferências internacionais são realizadas em todo o mundo, refletindo o compromisso de compartilhar experiências e insights para avançar no campo da cirurgia do sono.

Programa desta Edição em München, Alemanha

Entre os principais tópicos abordados nesta conferência, podemos destacar os seguintes:

  • Visão geral na apneia obstrutiva do sono para 2018;
  • A individualização do tratamento da AOS – além do CPAP;
  • CPAP e seu futuro em um mundo de tratamentos diversificados de OSA;
  • O papel do nariz nas vias aéreas superiores;
  • Modificações cirúrgicas do palato mole I (ronco);
  • Modificações cirúrgicas do palato mole II (AOS);
  • Estimulação do nervo hipoglosso
  • CPAP e aparelho bucal e avanço maxilomandibuar (MMA);
  • Tratamentos combinados com cirurgia multi-nível;
  • Distúrbio respiratório do sono pediátrico – papel das terapias conservadoras e cirúrgicas.

Sobre Munique, a Sede do Evento

Além disso, esta também foi uma excelente oportunidade para explorar a capital da Baviera, Munique, e explorar o centro histórico com vários locais famosos, como a “Marienplatz”, “Viktualienmarkt” ou a “Maximilianstraße”.

Agora, de volta ao Brasil, estamos ansiosos para colocar em prática todas as experiências trocadas com nossos colegas da área!

Tratamento para Ronco

Estratégias de Tratamento para Ronco

O ronco trata-se de um ruído, que ocorre durante o sono, decorrente de vibrações da mucosa e dos músculos da garganta. Roncar, além de ser um alvo de sátiras populares, pode ser um indício de doenças potencialmente fatais, como a apneia do sono. Neste artigo, vamos abordar as principais estratégias de tratamento para ronco.

Tratamento para Ronco

Quando dormimos, conforme nos aprofundamos no sono, nossos músculos se relaxam mais e mais. Para quem possui predisposição, esse relaxamento causa uma obstrução das vias aéreas, fazendo com que os tecidos vibrem e o ronco seja emitido.

Quando esse quadro se agrava, pode acarretar em uma doença fatal denominada apneia do sono. Esta ocorre quando a obstrução da região afetada se torna total.

Como Identificar o Ronco Incomum

Ao menos uma vez na vida, todas as pessoas já roncaram durante o sono. O ato ocorre naturalmente após um dia excessivamente exaustivo ou após a ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo. Entretanto, quando o ronco é frequente, é importante ficar atento.

Quando o paciente notar que o ronco está presente em todas as suas noites de sono, é importante procurar o médico de sua confiança, que será capaz de diagnosticar se o ronco é ou não um indicativo de prejuízos mais graves à saúde. Médicos especialistas em distúrbios do sono são capazes de realizar esse diagnóstico.

As causas do ronco variam de pessoa para pessoa: pode ter relação com alterações ortodônticas e do esqueleto facial, e até mesmo com obesidade.

Polissonografia é a denominação do exame indicado para investigação do ronco: através deste, é possível identificar a gravidade do distúrbio do sono e se há presença de doenças mais graves no paciente, como a apneia do sono.

Estratégias de Tratamento para Ronco

Após o diagnóstico, o médico poderá prescrever o melhor tratamento para cada caso. É possível livrar-se do ronco seguindo algumas simples estratégias de tratamento para ronco.

  • Perda de Peso

A obesidade é um problema muito sério que afeta diversos brasileiros, e também uma das causas do ronco. Isso ocorre porque a pessoa que tem gordura acumulada no pescoço, em torno da garganta, tem maiores chances de ter a mesma fechada durante o sono, devido ao estreitamento da faringe.

Em alguns dos casos, a perda de peso pode ser eficaz na cura do ronco; em outros, não é suficiente para a resolução do problema.

  • Moderação no Consumo de Bebidas Alcoólicas

O consumo de álcool, principalmente no período noturno, agrava ainda mais o quadro de relaxamento dos músculos durante o sono. Para evitar o relaxamento exagerado dos músculos, a moderação com o consumo de bebidas alcoólicas é uma atitude positiva.

  • Hábitos Saudáveis

Buscar a melhor posição na hora de dormir para evitar o ronco, preferencialmente de lado, assim como evitar dormir com a barriga para cima, podem ajudar no processo.

Evitar a ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas três horas antes de dormir, e consumir alimentos leves durante a noite também são métodos positivos no tratamento do ronco.

  • Tratamento de Alergias Respiratórias

Pacientes portadores de alergias respiratórias, como rinite e bronquite alérgica, tendem a roncar durante o sono, pois estão geralmente com o nariz entupido. O ronco pode ser gerado pelo esforço da pessoa para respirar e se desviar da congestão nasal.

A única alternativa nesses casos é o tratamento das alergias respiratórias, para diminuir a intensidade do ronco.

  • Alinhamento dos Dentes

Dentes desalinhados e problemas na arcada dentária são fatores que podem contribuir com o aparecimento do ronco. O caso deve ser tratado com o especialista que identificará a raiz do problema e indicará o melhor tratamento.

  • Aparelho Intraoral

Em alguns casos, o paciente pode necessitar de um aparelho feito pelo dentista especializado em medicina do sono. Contudo, sua utilização não é adequada em todos os casos.

Feito sob medida, na hora de dormir, o aparelho deve ser posicionado ente os dentes superiores e inferiores, de maneira confortável. Através de sua utilização, a mandíbula é reposicionada, assim como toda a musculatura orofaríngea, e assim as vias aéreas são desobstruídas, eliminando totalmente o ronco e a apneia.

  • Cirurgias

Nos casos mais graves de ronco, pode haver necessidade da realização de procedimentos cirúrgicos. Os fatores determinantes da cirurgia ideal variam de pessoa para pessoa; eis a necessidade do diagnóstico de um especialista.

Algumas intervenções cirúrgicas utilizadas no tratamento do ronco são: septoplastia, turbinectomia, amigdaletomia, uvulopalatoplastia, sinusectomia, remoção de pólipos nasais e implantes palatais.

  • CPAP

CPAP trata-se de um aparelho, utilizado pelos pacientes durante o sono, que introduz sob pressão o ar ambiente através de uma máscara facial/nasal. Esse tratamento é indicado apenas em casos mais graves de ronco, principalmente para portadores de apneia do sono, quando nenhum outro tipo de tratamento é acessível.

  • Implantes Estimuladores

Tratamento ainda não disponível no Brasil, os implantes estimuladores são um método mais eficaz e menos incômodo aos pacientes. Eles têm objetivo de evitar o relaxamento excessivo dos músculos da garganta durante o sono.

Conclui-se que são muitas as estratégias de tratamento para ronco, e a indicação varia de acordo com a gravidade de cada caso. A semelhança entre tantos tratamentos é seu objetivo único: elevar a qualidade de vida dos pacientes, aliviando os sintomas do ronco e diminuindo o índice de mortalidade em casos de apneia do sono, por exemplo.

Quem poderá indicar o tratamento ideal para cada paciente é o especialista em distúrbios do sono, após a consulta médica e a realização dos devidos exames para diagnosticar o problema.

cirurgia para apneia do sono

Nova Técnica de Cirurgia para Apneia do Sono

No Congresso Mundial de ORL da IFOS (Federação internacional da Sociedade de Otorrinolaringologia), realizado no período de 24 a 28 de junho de 2017 em Paris, o Dr. José Antonio Pinto ministrou uma palestra, onde apresentou a técnica de Faringoplastia Lateral-expansiva. Neste artigo, saiba mais sobre esta nova técnica de cirurgia para apneia do sono.

A Faringoplastia Lateral-expansiva é uma técnica cirúrgica que combina dois procedimentos: a Faringoplastia Lateral e a de Expansão, para remodelar a faringe estreita. Esta abordagem cirúrgica modifica as funções dos músculos da garganta, diminuindo o colapso das vias aéreas superiores.

Desenvolvimento da Técnica de Faringoplastia Lateral-expansiva

Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo, avaliado pelo Comitê de Ética e Investigação do Centro Universitário de Hospital Privado na cidade de São Paulo..

Foram revisados registros médicos de pacientes submetidos a Faringoplastia de Expansão Lateral entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016, para tratamento de sintomas da Síndrome da Apneia do Sono. Entre os critérios de exclusão estavam a presença de deformidade craniofacial e obstrução de base da língua.

A Nova Técnica Cirúrgica para Apneia do Sono Apresentada no IFOS 2017

Aspecto Inicial

Faringoplastia de Expansão Lateral

Elevação e Secção do Músculo Constritor da Faringe Superior

Faringoplastia de Expansão Lateral

Secção do Músculo Palatofaríngeo

Faringoplastia de Expansão Lateral

Fixação do Músculo Palatofaríngeo, Através do Túnel Palatino

Faringoplastia de Expansão Lateral

Aspecto Final

Faringoplastia de Expansão Lateral

Resultados dos Procedimentos

A associação de ambas as técnicas fornece uma melhor expansão das paredes faríngeas, para tratar a obstrução retropalatal e lateral. Veja os níveis de redução do índice de apneia-hipopneia:

Faringoplastia de Expansão Lateral

Como efeito secundário, foi observado disfagia transitória.

A faringoplastia de expansão lateral representa uma nova estratégia cirúrgica para o tratamento de diminuição do colapso palatal, combinando duas técnicas diferentes já difundidas mundialmente: Faringoplastia Lateral e de Expansão.

O uso destas técnicas em um procedimento único proporciona uma melhora objetiva no sono e na saúde do paciente.

Referências

Cahali MB. Lateral pharyngoplasty: a new treatment for obstructive sleep apnea hypopnea syndrome. Laryngoscope 2003;113:1961–1968

Pang KP, Tucker Woodson B. Expansion sphincter pharyngoplasty: a new technique for the treatment of obstructive sleep apnea. Otolaryngol Head Neck Surg 2007;137:110–114

Sorrenti G, Piccin O.Functional expansion pharyngoplasty in the treatment of obstructive sleep apnea. Laryngoscope. 2013; 123:2905-2908

Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

47° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

 

Nos dias 1 a 4 de novembro, vamos participar do 47° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Nesta edição realizada em Florianópolis, o Dr. José Antonio Pinto vai ministrar a palestra “A evolução da cirurgia esquelética no tratamento da SAOS” e participar da Mesa-redonda sobre “Tratamento da SAOS: Cirurgia Multinível”.

Sobre o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

Todos os anos, o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial traz grandes nomes dessa especialidade para apresentar novos avanços e ideias. Nessa edição, a ABORL-CCF, organizadora do evento, está trabalhando para tornar a participação de palestrantes e convidados internacionais ainda maior e, com isso, levar a todos um evento que possa fazer jus ao slogan 47° sem fronteiras.

A comissão científica está trabalhando arduamente para oferecer uma programação que contemple os mais importantes temas de cada segmento. Dessa forma, o congresso terá apresentações de alto nível, mas, principalmente, a inovação de trazer sessões inéditas com a transmissão de cirurgias ao vivo.

A realização simultânea do Congresso Luso Brasileiro e do Congresso da Academia Iberoamericana fará deste evento o mais internacional de todos os Congressos Brasileiros de Otorrinolaringologia, sendo uma oportunidade inédita de troca de conhecimento feita de forma dinâmica e atualizada.

A Nossa Participação na Programação Científica

A participação do Núcleo de Otorrinolaringologia, Medicina do Sono e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de São Paulo inclui uma palestra ministrada pelo Dr José Antonio Pinto sobre a importância da cirurgia esquelética no tratamento da apneia do sono.

O Dr José Antonio Pinto também irá coordenar uma mesa redonda sobre cirurgias em vários níveis no tratamento da apneia do sono e do ronco.

Além disso, será realizada uma apresentação de nova técnica de cirurgia na faringe para o tratamento do ronco e da apneia do sono.

Sobre o Local do Evento

O Centro de Convenções CentroSul é totalmente climatizado e com vista de cartão postal. Está localizado estrategicamente no centro da cidade, na Av. Gov. Gustavo Richard, 850, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

Florianópolis, a capital de Santa Catarina é linda, sofisticada e única. No centro, fica a maior parte da infra-estrutura e pontos turísticos não naturais da cidade. Antigas casas açorianas tombadas como Patrimônio Histórico, o grande Mercado Público construído em 1898, praças, museus e teatros contam a história da ilha. A Ponte Hercílio Luz construída em 1926 para fazer a ligação entre a ilha e o continente, é a marca registrada da cidade, que também é repleta de praias incríveis.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.