/> EarWell - Correção Precoce de Deformidades das Orelhas | Nucleo Otorrino SP

Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Novidades NOSP - Acompanhe

EarWell – Correção Precoce de Deformidades das Orelhas

deformidades das orelhas
Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
StumbleUpon
EarWell – Correção Precoce de Deformidades das Orelhas
5 (100%) 52 votoss

Dados estatísticos mostram que deformidades das orelhas podem ocorrer a uma taxa de entre 20% e 30% de todos os nascimentos! É muito, não acha? Estas alterações muitas vezes acabavam não recebendo a atenção que mereciam, já que não havia, antes de EarWell, nenhum procedimento confiável, seguro, não-invasivo, não-cirúrgico disponível para tratá-las precocemente.

Quais características das orelhas da criança servem de sinais de alerta para pais procurarem o tratamento com o EarWell?

Observar assimetrias de posição e formato das orelhas, alterações anatômicas que fogem o padrão normal na família. O reconhecimento inicial das deformidades é realizado pelos pais em 72% dos casos. Orelha em abano é a deformidade mais comum (45% das ocorrências). Orelha ptosada, com alterações maiores mas curvatura externa da orelha (27%). Orelha Pontiaguda (8%), Padrões Mistos, 10%, Deformidades das curvas internas ( 7%).

15-20% dos nascimentos são candidatos a correção precoce. Atentar de destes paceintes, até 30% apresentam regressão da deformidade no primeiro ano de vida.

Deformidades das orelhas

No cenário ideal, com quanto tempo de vida do bebê os pais devem ir ao consultório para fazer o procedimento?

Nos primeiros dias após o nascimento, o estrogênio materno promove a plasticidade cartilaginosa excepcional na orelha neonatal. Os resultados são claramente melhores ao iniciar a moldagem nos recém-nascidos nos primeiros 5 – 7 dias, assim como resultados são subóptimos após 4 semanas de vida.

A maioria dos estudos concorda que a moldagem precoce permite um tempo de tratamento mais curto e leva a melhores resultados.  Nenhum consenso ainda existe quanto a idade limite para aplicação.

No dia a dia, como funciona o EarWell? O bebê fica 24h por dia com ele na orelha? E isso incomoda ou gera dor?

Durante as primeiras semanas de vido os pacientes aceitam bem a presença do dispositivo. Para a instalação geralmente uma pequena área de tricotomia (corte de cabelo) é necessária na região periauricular. A pele é higienizada e o dispositivo é então colado por adesivos especiais, e adaptado conforme o tipo de deformidade.

Os pacientes usam o dispositivo por 24 horas diárias, este é reaplicado se o adesivo afrouxar.

Os pacientes são seguidos semanalmente após a iniciação, o dispositivo é aberto e higienizado, e a forma do orelha checada a cada retorno.

Um período total de tratamento de 4 a 6 semanas permite chegar a resultados adequados. Depois a criança é mantida com pequenas fitas de retenção mais duas semanas. O tempo médio de tratamento é de 33 dias.

A presença do dispositivo geralmente não incomoda o paciente. Irritação da pele ou ulceração podem acontecer, e nesse caso o dispositivo é removido.

Quais profissionais podem realizar esse procedimento?

A pertinência da indicação deve ser avaliada por médico otorrinolaringologista, pediatra ou cirurgião plástico. O uso seguro deve ser responsabilidade de um desses profissionais após treinamento adequado.

Qual é a eficácia desse tratamento?

Se o tratamento for instituído nas primeiras 3 semanas há 90% de sucesso. Da terceira a quarta semana: 70% de sucesso. Após 4 semanas: < 50% de correção. Após 6 semanas de vida: molde não é recomendado. Com 46% dos casos sendo classificados como resultado bom ou excelente, e 43% classificados como resultado justo. Após 1 ano de seguimento, estes resultados se mantem estáveis.

É preciso considerar que dentre os pacientes não tratados, 70% permaneceram com a deformidade ou pioraram.

As vantagens do molde da orelha sobre o otoplastia incluem menos complicações e um potencial mais baixo para disturbios psicológicos.

Dr. Arturo Frick Carpes
Otorrinolaringologista desde 2002 Entre outras complementações à formação, realizou Fellowship na Universidade de Stanford, na faculdade de Odontologia de Birmingham nos Estados Unidos. Clínica Ivo Pitanguy, Santa Casa e Hospital de Emergências Souza Aguiar no Rio de Janeiro.

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.