Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

Novidades NOSP - Acompanhe

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal. Um corpo estranho é qualquer objeto ou substância colocada no interior do corpo. Quando isto acontece no nariz, chamamos de corpo estranho na cavidade nasal. Estes acidentes são causas das mais frequentes de uma visita emergencial ao médico otorrinolaringologista, sendo muito mais comuns em crianças, jovens e pacientes psiquiátricos. Asfixia por corpos estranhos é uma das principais causas de morte em crianças de 0 a 3 anos. Aproximadamente 60% dos casos são do sexo masculino.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre esta emergência e como proceder se isto acontecer com o seu filho.

Por que as Crianças Colocam Corpos Estranhos na Cavidade Nasal?

Durante uma brincadeira, imitando o comportamento de outra criança, ou mesmo por simples curiosidade, é comum que as crianças coloquem objetos no nariz. Isso é até natural, já que elas estão aprendendo como as coisas funcionam: inclusive em seu próprio corpo!

É possível que corpos estranhos entrem no nariz de uma criança enquanto ela está dormindo. Geralmente, isso acontece com pequenos insetos.

A palavra “corpo estranho” já significa que ele não deveria estar lá. Embora possa parecer inofensivo, existe um grande risco de asfixia e ferimentos graves. Infecções também podem ocorrer, especialmente se houver demora nos procedimentos de remoção.

O que Pode ser Introduzido “Acidentalmente” no Nariz

São diversos os materiais que podem ser colocados no nariz: isso vai depender da curiosidade do seu filho! Entre os principais casos que observamos em nossa prática clínica, estão:

  • Grãos
  • Bolinhas
  • Pedrinhas
  • Brinquedos pequenos
  • Botões
  • Pecinhas de brinquedos
  • Pequenos pedaços de alimentos
  • Bateria de relógio

É importante dar ainda maior atenção quando o objeto inserido for uma bateria. Elas podem causar ferimentos graves em poucas horas, ou mesmo vazar, causando ainda maiores complicações.

Sintomas de Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

Quando uma criança coloca um corpo estranho no nariz, ela pode apresentar alguns sintomas:

  • Secreção nasal apenas de um lado
  • Mal cheiro na região nasal
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Também pode ser possível que uma criança tenha um corpo estranho no nariz e não apresentar nenhuma queixa. Nesse caso, é importante que os pais fiquem atentos para que a situação não se torne mais grave.

Como Realizamos a Remoção de Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

A primeira recomendação é manter a calma. Se o seu filho perceber sua apreensão, pode ficar agitado e dificultar a remoção. Ao suspeitar que ele tem um corpo estranho no nariz, leve-o para a emergência médica, mesmo se você não conseguir visualizar o objeto.

É de extrema importância que pessoas não habilitadas não tentem remover o corpo estranho. Isto é uma emergência médica e seu filho deve ser levado imediatamente ao hospital. Quanto mais tempo demorar para realizar a remoção, maior a gravidade do quadro.

Além disso, ao tentar remover o corpo estranho em casa, há riscos de lesões de outras estruturas. Por exemplo, se a criança tentar assoar as duas narinas ao mesmo tempo para expelir o material, isto pode danificar os tímpanos. A remoção no hospital é feita de forma segura, por uma equipe médica altamente qualificada.

O procedimento é realizado da forma mais confortável possível para o seu filho: é aplicado um anestésico tópico dentro do nariz e, quando necessário, um medicamento que ajuda na prevenção de hemorragias. Após a remoção, pode ser necessário o uso de antibióticos, para prevenir infecções.

Referência: Stanford Children’s Health

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dra. Heloisa dos Santos

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.