Horário de Atendimento:

8:00h - 20:00h

  • pt-br

Telefone:

(11) 5573-1970

Julho Verde – Saiba Mais sobre o Câncer de Laringe

Novidades NOSP - Acompanhe

câncer de laringe

O câncer é um crescimento incontrolável de células que invadem e causam danos ao corpo. No câncer de laringe, células malignas (cancerosas) se formam na laringe. A maioria dos cânceres laríngeos ocorre nas células escamosas, que se alinham no interior da laringe. Cerca de 60% dos cânceres da laringe começam na glote, 35% na supraglote e o resto na subglote.

O câncer de laringe é um dos tipos de cânceres de cabeça e pescoço. Continue a leitura e saiba mais sobre esta patologia.

O Câncer de Laringe

A laringe, ou caixa de voz, está localizada na garganta. Ela nos ajuda a respirar, falar e engolir. As cordas vocais, que nos ajudam a falar, fazem parte da laringe.

Esta estrutura é composta principalmente de cartilagem, um tecido flexível que forma uma estrutura de apoio. Existem três partes na laringe:

  • A supraglote, ou parte superior.
  • A glote, a parte do meio. É aqui que as cordas vocais estão localizadas. As cordas vocais abrem e fecham e permitem que você respire e fale.
  • A subglote, a parte inferior.

A laringe desempenha um papel em várias funções:

  • Quando você respira, as cordas vocais se abrem para permitir a passagem do ar.
  • Quando você fala, as cordas vocais se fecham. O ar que passa pelas cordas vocais causa sua vibração, o que ajuda a criar o som da fala.
  • Quando você engole, a epiglote (que é parte da supraglote) cai sobre a laringe e as cordas vocais se fecham para manter a comida fora dos pulmões.

Uma pessoa tem um risco muito maior de desenvolver câncer de laringe se fumar ou usar outros produtos de tabaco. Beber álcool, especialmente em grandes quantidades, também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de laringe.

Outros fatores de risco incluem:

  • Idade: O câncer de laringe ocorre mais frequentemente em pessoas com mais de 55 anos.
  • Gênero: Os homens são mais propensos a desenvolver câncer de laringe.
  • Uma história pessoal de câncer de cabeça e pescoço.
  • Ocupação: Trabalhadores que são expostos a névoa de ácido sulfúrico, pó de madeira, níquel ou a fabricação de gás mostarda têm um risco maior de câncer de laringe. Além disso, maquinistas e pessoas que trabalham com amianto estão em maior risco.

Sintomas

Alguns dos sintomas a seguir podem sugerir câncer de laringe, ou mesmo ser sintomas de outras condições:

  • dor de garganta ou tosse que não desaparece
  • mudança na voz, como rouquidão, que não melhora depois de duas semanas
  • qualquer dor ou outro problema quando você engole
  • dor de ouvido
  • caroço no pescoço ou garganta
  • disfonia (problemas na produção de sons de voz)

Os seguintes sintomas indicam a necessidade de consultar um médico imediatamente:

  • Dispneia (dificuldade para respirar)
  • Estridor (respiração alta e barulhenta)
  • Sensação de que há algo na garganta
  • Tosse com sangue

Os Estágios do Câncer de Laringe

Um sistema conhecido como estadiamento é usado para descrever até que ponto um tumor cresceu e quais partes do corpo ele invadiu (se espalhou).

Neste tipo de câncer, o estágio dependerá da parte da laringe afetada e se o câncer invadiu outras partes do corpo, como a tireoide, o esôfago, a língua, os pulmões, o fígado e os ossos.

Câncer que começa na laringe pode se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou dos gânglios linfáticos. A linfa é um fluido aquoso claro ou ligeiramente amarelado que remove bactérias e certos tipos de proteínas dos tecidos. Os gânglios linfáticos são estruturas pequenas, em forma de feijão, localizadas em todo o corpo.

Tratamentos

O câncer de laringe é tratado com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia. Às vezes, uma combinação desses métodos pode ser utilizada.

O objetivo de qualquer tratamento do câncer da laringe deve ser curar a doença, mantendo a função laríngea máxima. Embora isso pareça um conceito simples, decidir qual a melhor maneira de alcançar esse objetivo em qualquer paciente necessita de um trabalho em conjunto de equipes multidisciplinares.

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.
Dra. Heloisa dos Santos

Otorrino em São Paulo

Tratamento para Apneia, Ronco.. faça um exame. Cuide da sua saúde.

Se trata de uma plataforma moderada por Dr. Arturo Frick Carpes, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Heloisa dos Santos. Todos os moderadores citados são responsáveis pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. Os comentários são visíveis a todos. Podem ser alterados ou apagados.